.
 
 
dê sua nota
10 votos

Paranaenses, vamos melhorar essa conta?

Na média, o estado avançou pelos Objetivos do Milênio, mas alguns municípios ainda precisam melhorar

Desde 1990 e, principalmente, na última década, houve grandes avanços no Estado, porém os trabalhos não acabaram. O prazo para o alcance dos ODM é 2015 e ainda há muito a ser feito. Existem ainda muitos municípios paranaenses que precisam somar esforços para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um acordo entre várias nações para melhorar a vida das pessoas e alcançar um padrão mínimo de dignidade a todos. Para avaliar o compromisso dos governos e da sociedade em alcançá-los foram estabelecidas metas para cada Objetivo.

As metas devem ser alcançadas até 2015, e propõem uma redução significativa de pobreza, analfabetismo, desigualdade de gênero, mortalidades materna e infantil, doenças transmissíveis, desmatamento e perda de biodiversidade. Além da melhoria na condição de moradia e acesso a serviços essenciais como água potável, esgotamento sanitário adequado, entre outros.


Número de municípios do Paraná em relação ao alcance do ODM

infográfico abaco ODM

> conheça aqui os avanços do seu município pelos Objetivos do Milênio 


Para medir os avanços é comparada a situação do indicador em 1990 com a situação atual. Visto que temos menos de cinco anos para cumprir com o acordo estabelecido, o ORBIS elaborou um estudo que classifica os municípios em quatro grupos: os que terão mais dificuldade de alcançar a meta; aqueles que ainda precisam aumentar o ritmo de melhoria para alcançar a meta; os que apresentam um ritmo suficiente para alcançar a meta e os que se o prazo fosse hoje já teriam alcançado.

Objetivo 1 - Reduzir a fome e a miséria
Seguindo a tendência nacional, percebe-se que também ocorreu redução da pobreza nos municípios do Paraná. Se o prazo para o alcance do Objetivo 1 fosse hoje:
. 211 municípios paranaenses já teriam alcançado a meta de reduzir pela metade a população em situação de pobreza e
. 137 estariam no caminho certo para tal.

Porém, mesmo com esses avanços, verifica-se que ainda existem 169 municípios com 30% de sua população vivendo na condição de pobreza.

Entende-se por pobreza pessoas que vivem com renda domiciliar mensal inferior a ½ salário mínimo.

Objetivo 2 - Educação de qualidade para todos
A taxa de alfabetização de jovens entre 15 e 19 anos está abaixo do desejado em 53% dos municípios. Além de os jovens frequentarem e concluírem o Ensino Fundamental, eles devem ser estimulados a continuarem seus estudos, ingressando no Ensino Médio. Para isso, os métodos de ensino e a qualidade da nossa educação devem ser repensados.

Objetivo 3 - Igualdade entre gêneros e valorização da mulher
Não têm diferenças entre meninos e meninas no acesso à educação, mas a remuneração das mulheres em relação a dos homens evidencia a desigualdade. Quanto maior a escolarização, maior a diferença salarial das mulheres perante os homens.

Objetivo 4 - Reduzir a mortalidade infantil
A taxa de mortalidade infantil em 26% dos municípios ainda é crítica; 69 municípios dificilmente conseguirão reduzir a um terço, até 2015, a taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos e 45 municípios precisam melhorar ainda mais para alcançar a meta.

Objetivo 5 - Melhorar a saúde das gestantes
A taxa de mortalidade materna também apresenta dados alarmantes, se não existirem esforços concentrados nessa área, 49 municípios do Estado dificilmente conseguirão reduzir ¾ a taxa de mortalidade materna até 2015.

Objetivo 6 - Combater a AIDS e outras doenças
Desde 2001, verificou-se que nenhum caso de AIDS foi diagnosticado em 41 municípios do Paraná. Mesmo que 272 tenham apresentado tendência de redução da AIDS no último triênio, é preciso continuar evitando sua transmissão.

Objetivo 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
A maioria dos paranaenses tem acesso à água tratada, mas ainda temos 7% dos municípios não conseguirão atingir esta meta. Outras questões envolvendo o meio ambiente também precisam ser melhoradas em todo o Estado, tais como:
. esgotamento sanitário adequado,
. direito à habitação e preservação da cobertura florestal.

Objetivo 8 - Todos trabalhando pelo desenvolvimento
Em sintonia com esta causa, o Movimento Nós Podemos Paraná, desde 2006, articula rede de mobilização em prol dos ODM em todo o Estado. O ORBIS contribuiu nesse processo, disponibilizando informações, análises e publicações sobre a situação dos ODM no Paraná a fim de auxiliar as reflexões locais sobre o que pode e deve ser melhorado.

> Quer saber a situação do seu município? Acesse os relatórios dinâmicos do Portal ODM e descubra!

dê sua nota
10 votos
 
 

Comente esta análise! clique

Deixe seu ponto de vista sobre a análise acima.Concorda, discorda ou sabe algo que não sabemos? Queremos saber sua opinião. Compartilhe com todo o mundo:

Seu Nome *

Seu Estado

Sua Cidade

Sua Mensagem *

 

Comentários da Análise

28/03/2014vera lucia

Comparei avanços para atingir metas e objetivos para o milênio até 2015 e estou percebemos que se tem tentado, e que mesmo que de forma paulatina, estamos conseguindo êxitos.

Sobre o autor

 

Orbis

O Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) atua desde 2004, a partir de Curitiba (PR), para o desenvolvimento sustentável.

É composto por uma equipe multidisciplinar que produz análises e monitora a prosperidade e da qualidade de vida com ênfase no estado do Paraná.

 

Análises deste autor